sintomas da catarata - ocular clinica de olhos

Sintomas da catarata? Conheça os 3 principais

O aumento da expectativa de vida – sem dúvida – é uma das melhores e principais consequências da evolução científica, médica e tecnológica que a humanidade compartilha. Com a possibilidade de viver por mais tempo e com mais qualidade, alguns cuidados precisam ser redobrados, um deles se refere à saúde dos olhos. Muitas vezes, a atenção a essa região fica restrita ao uso de óculos, com o diagnóstico de miopia e astigmatismo e visitas muito espaçadas ao oftalmologista, enquanto doenças perigosas podem se desenvolver na visão. Neste artigo, iremos falar a respeito de uma enfermidade ocular importante, com um foco específico: os sintomas da catarata.

Além de importante, é uma doença muito familiar – por exposição do tema na mídia e pelos casos que acometem avós, pais e tios.

Ela atinge, especialmente, pessoas a partir dos 75 anos – o que ratifica sempre uma manifestação na família.

Outro conceito bastante difundido a respeito da catarata é o seu potencial para causar cegueira. E não há nada de boato nessa afirmação, a catarata é uma doença grave, que, se não tratada a tempo, pode gerar a perda de vista.

Observação: é normal que, ao passar do tempo, a visão seja prejudicada, mas a cegueira não é!

Sabe outra coisa que é normal? Um atendimento médico de excelência. Se você está procurando algo assim em Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais, agende sua consulta agora na Ocular – Clínica de Olhos:

CTA-AGENDE-UMA-CONSULTA

Primeiro passo: o que é catarata

A catarata é uma doença que afeta uma lente natural do olho, o cristalino – esse componente ocular tem o papel de fazer o foco para todas as distâncias para as quais a direcionamos. Em sua primeira etapa, a catarata causa o que chamamos de “vista cansada” ou, em termos técnicos, de presbiopia. Neste momento, o cristalino começa a perder a transparência.

sintomas da catarata

Numa etapa seguinte, com o avanço desse quadro ocular, a lente fica completamente opaca e daí atinge o seu grau mais complexo, aproximando-se da cegueira.

Sintomas da Catarata

A catarata nos olhos, até atingir seu estágio final, dá algumas pistas de que algo não vai bem na região. Conheça os principais sintomas:

  • Sensibilidade à luz;
  • Visão dupla (diplopia);
  • Dificuldade para enxergar com nitidez.

Qual é próximo passo?

Se o seu quadro se encaixa nos sintomas da catarata apontados anteriormente, a primeira coisa a se fazer é ir à procura de um médico oftalmologista de sua confiança, um especialista em catarata será ideal. Ele irá indicar quais são os exames de catarata específicos para o seu caso e, daí, partir para a etapa de definição do plano de tratamento, se houver confirmação da suspeita.

Entre os pedidos médicos, pode-se encontrar o de Microscopia Especular da Córnea: um procedimento que registra imagens de camadas profundas do olho, que serão capazes de confirmar lesões oculares e demais condições morfológicas.

Tipos de catarata

Há dois momentos na vida em que, geralmente, a doença se manifesta. De forma mais rara, temos a catarata congênita, referente aos pacientes que já nascem com a doença, devido a questões hereditárias ou a problemas durante a gravidez, sim bebês podem ter catarata.

Já a catarata senil faz menção à faceta mais comum da catarata, relacionada ao desgaste da lente natural do olho, que, ao longo da vida, como mencionamos, perde sua transparência, recurso fundamental para que possamos enxergar com nitidez.

Catarata nos olhos: quando operar?

A catarata tem tratamento e a única forma de paralisar a enfermidade ocular é por meio da cirurgia. Assim, após estar com os sintomas da catarata – será realizado o diagnóstico, o oftalmologista da catarata aconselhará o paciente a seguir esse procedimento padrão.

Como é feita a cirurgia de catarata?

cirurgia de catarata

A cirurgia da catarata, de maneira simples, extrai a lente natural do olho e a substitui por uma lente intraocular, que devolverá a visão de qualidade ao paciente.

Confira as principais características da operação:

  • Leva apenas de 15 a 20 minutos para ser realizada;
  • Não tem pontos;
  • A anestesia é tópica, ou seja, aplicada via colírio.

Pré-operatório de catarata

A hipertensão arterial precisa estar controlada para realizar a intervenção cirúrgica, o que minimiza os riscos de hemorragia intraocular. Além disso, o jejum pré-operatório é outro pedido médico.

Cirurgia de catarata: riscos

Devido à alta tecnologia, existe mais de uma forma de realizar a cirurgia de catarata, com bisturi e a versão a laser com lentes premium mais precisa e diminui, drasticamente, os riscos para o paciente.

Cirurgia de catarata: repouso

O repouso é necessário para evitar ações de impacto como pegar peso, praticar atividades físicas e atividades similares, não se expor ao sol, tomar cuidado para baixar a cabeça logo após a cirurgia, deixar cair alguma coisa nos olhos ou mesmo levar uma pancada pode prejudicar a sua recuperação, tome cuidado.

Cuide da sua visão com um oftalmologista em Conselheiro Lafaiete

Não é de se surpreender o fato de encontrar nesta cidade de Minas Gerais um dos melhores tratamentos oftalmológicos do Estado, uma vez que Conselheiro Lafaiete está próxima dos principais conglomerados da região sudeste, como Santos e Rio de Janeiro.

Seja bem-vindo à Ocular – Clínica de Olhos

Uma clínica moderna, com equipamentos de ponta como: microscópio de alta resolução, OCT – Tomografia de coerência óptica (spectral domain), campimetria, microscopia especular, paquimetria corneana, ecobiometria (ecoA) e muito mais. Eles são instrumentos de alta performance e oferecem o principal para você: exames seguros e diagnósticos precisos. Se você apresenta alguns sintomas da catarata, realize os exames oftalmológicos necessários.

E sabe quem está lá à sua disposição? O especialista em catarata!

Para você não ter dúvidas quando falamos a respeito da qualidade dos profissionais da Ocular, conheça o currículo do Diretor Técnico da Clínica, o Dr. Carlos Eduardo Ribeiro Flister:

  • Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais;
  • Residência médica em Oftalmologia na Clínica de Olhos da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte em Minas Gerais;
  • Fellow de Catarata da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP;
  • Fellow de Uveite /Aids da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP;
  • Fellow de Retina do Hospital das Clínicas de Minas Gerais;
  • Membro Titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, da Sociedade Brasileira de Catarata e implantes Intra-Oculares, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa e da Sociedade Brasileira de lentes de Contato, Córnea e Refratometria.

Cuide da sua visão agora!

A catarata pode levar à cegueira e postergar o tratamento é um risco para manter a qualidade da sua visão. Na Ocular, os pacientes diagnosticados com a doença têm acesso a equipamentos de última geração, que promete a já mencionada intervenção cirúrgica de 15 a 20 minutos: rápida e precisa.

Preço da cirurgia de catarata

Consulte o quanto custa uma cirurgia de catarata com seu oftalmologista na Ocular – Clínica de Olhos. Para quem tem plano de saúde, nós temos uma boa notícia: nossa clínica tem convênio com os principais grupos de atendimento particular do país. Aproveite mais essa comodidade e agende sua consulta agora para saber se você tem catarata: é online e rápido:

CTA-AGENDE-UMA-CONSULTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diretor Técnico: Dr. Carlos Eduardo Ribeiro Flister CRM/MG - 29.058

Rua Vereador Juca Pena, 65 sala 301 - Centro . Conselheiro Lafaiete

Telefones e Whatsapp de Atendimento

(31) 3721-2393 / (31) 99750-9457

Email de Contato

contato@ocularolhos.com.br

Horários de Funcionamento

De segunda à sexta, de 8h às 18h