retinopatia-diabetica-ocular-clinica

A retinopatia diabética é uma doença ocular grave e que pode levar à cegueira se não for devidamente tratada. Ela é uma das manifestações da Diabetes Mellitus, sendo considerada a maior causa de cegueira na população trabalhadora (abaixo dos 50 anos).

Causas

A Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo em que ocorre uma diminuição, ou ausência, na produção da insulina (hormônio que regula o nível de açúcar no sangue). Pessoas portadoras de diabetes podem, com a evolução dos anos, apresentar alterações nos pequenos vasos sanguíneos em decorrência dos níveis altos de glicose. Estas alterações circulatórias afetam principalmente os olhos, rins e nervos periféricos.

Sintomas

Na retinopatia diabética ocorrem lesões nos capilares da retina causando vazamentos que levam a edema e hemorragias. Mais tarde, acaba ocasionando perda visual, que pode ser intensa e até levar à cegueira se não for tratada a tempo.

Tratamento

A principal recomendação médica quando se trata de retinopatia diabética é a prevenção. Além de procurar controlar o diabetes, o paciente deve fazer exames de fundo de olho anualmente e, quando detectado este problema, deverá fazer as revisões conforme a orientação do seu oftalmologista.

O principal tratamento da retinopatia diabética é o controle clínico rigoroso das glicemias e pressão arterial. Os resultados dos tratamentos oftalmológicos terão influência direta do controle de suas doenças de base.

Também é sugerido a Cirurgia a Laser, mas é muito importante deixar claro para o paciente que o tratamento com o laser visa “controlar” a retinopatia diabética e, geralmente, não provoca uma melhora visual.

Você tem dúvidas sobre Retinopatia? Acesse a área de atendimento ou ligue para (31) 3721-2393
Diretor Técnico: Dr. Carlos Eduardo Ribeiro Flister CRM/MG - 29.058

Rua Vereador Juca Pena, 65 sala 301 - Centro . Conselheiro Lafaiete

Telefones e Whatsapp de Atendimento

(31) 3721-2393 / (31) 99750-9457

Email de Contato

contato@ocularolhos.com.br

Horários de Funcionamento

De segunda à sexta, de 8h às 18h