miopia-ocular-clinica

A Miopia é o erro de refração com maior índice de ocorrências. Ao contrário do que acontece na hipermetropia, o olho míope forma o ponto de foco dos feixes luminosos antes da retina. No caso da Miopia, a dificuldade é para enxergar objetos a longa distância, ou a chamada visão de longe.

Continue lendo para saber mais sobre a Miopia, seus sintomas, as formas de tratamento e a importância de procurar um oftalmologista para orientar você sobre como recuperar a qualidade de vida.

Saiba mais sobre Miopia

O desenvolvimento da Miopia está associado ao tamanho do olho. Quando o olho apresenta um tamanho mais alongado, o ponto focal acontece antes de chegar à retina, provocando a baixa acuidade visual para longe. Outra causa pode ser uma maior curvatura da córnea, que também tem o mesmo efeito na visão.

As reais causas da Miopia ainda não são plenamente conhecidas pela ciência, mas já se sabe que este erro refrativo está associado à herança genética. Isso quer dizer que filhos de míopes podem desenvolver a doença.

Sintomas da Miopia

O principal sintoma da Miopia é a dificuldade de enxergar objetos que estão longe. Mas míopes também podem apresentar pestanejamento (piscar muito), dores de cabeça e tensão muscular.

É difícil diagnosticar no início, por isso, o exame oftalmológico em um médico especializado é essencial para um diagnóstico correto.

Riscos da Miopia

Pessoas que apresentam um grau de Miopia muito alto têm o globo ocular grande, o que provoca alterações na retina, incluindo um possível descolamento da retina.

O descolamento da retina é uma doença grave, que pode ter grande impacto sobre a visão. A melhor forma de prevenir o descolamento de retina é fazendo exames específicos, como o mapeamento de retina, pelo menos uma vez ao ano.

Tratamento de Miopia

A Miopia não tem cura, mas é possível fazer um tratamento para corrigir a visão do paciente.

  • Óculos ou lentes de contato

As lentes para correção de Miopia são do tipo negativas ou divergentes (côncavas). Quanto maior o grau de Miopia, mais espessa é a lente.

  • Lentes de contato também são uma saída para corrigir a Miopia.

Cirurgia de Miopia

A maior parte das cirurgias refrativas é realizada em pacientes míopes, mesmo em casos associados ao Astigmatismo. A cirurgia é 100% a laser e os equipamentos usados pelo Ocular são: Pentacam, Laser de Femtosegundo e o Excimer Laser.

A Cirurgia Refrativa a Laser é realizada com duas técnicas diferentes: a Lasik, mais comum, e a PRK, quando a córnea do paciente é mais fina.

Agende uma consulta com seu oftalmologista em Conselheiro Lafaiete e faça os exames refrativos. São seguros e indolores.

Você tem dúvidas sobre Miopia? Acesse a área de atendimento ou ligue para (31) 3721-2393
Diretor Técnico: Dr. Carlos Eduardo Ribeiro Flister CRM/MG - 29.058

Rua Vereador Juca Pena, 65 sala 301 - Centro . Conselheiro Lafaiete

Telefones e Whatsapp de Atendimento

(31) 3721-2393 / (31) 99750-9457

Email de Contato

contato@ocularolhos.com.br

Horários de Funcionamento

De segunda à sexta, de 8h às 18h