A Miopia é o erro de refração com maior índice de ocorrências. Ao contrário do que acontece na hipermetropia, o olho míope forma o ponto de foco dos feixes luminosos antes da retina. No caso da Miopia, a dificuldade é para enxergar objetos a longa distância, ou a chamada visão de longe.
Continue lendo para saber mais sobre a Miopia, seus sintomas, as formas de tratamento e a importância de procurar um oftalmologista para orientar você sobre como recuperar a qualidade de vida.
Saiba mais sobre Miopia
O desenvolvimento da Miopia está associado ao tamanho do olho. Quando o olho apresenta um tamanho mais alongado, o ponto focal acontece antes de chegar à retina, provocando a baixa acuidade visual para longe. Outra causa pode ser uma maior curvatura da córnea, que também tem o mesmo efeito na visão.
As reais causas da Miopia ainda não são plenamente conhecidas pela ciência, mas já se sabe que este erro refrativo está associado à herança genética. Isso quer dizer que filhos de míopes podem desenvolver a doença.
Sintomas da Miopia
O principal sintoma da Miopia é a dificuldade de enxergar objetos que estão longe. Mas míopes também podem apresentar pestanejamento (piscar muito), dores de cabeça e tensão muscular.
É difícil diagnosticar no início, por isso, o exame oftalmológico em um médico especializado é essencial para um diagnóstico correto.
Riscos da Miopia
Pessoas que apresentam um grau de Miopia muito alto têm o globo ocular grande, o que provoca alterações na retina, incluindo um possível descolamento da retina.
O descolamento da retina é uma doença grave, que pode ter grande impacto sobre a visão. A melhor forma de prevenir o descolamento de retina é fazendo exames específicos, como o mapeamento de retina, pelo menos uma vez ao ano.
Tratamento de Miopia
A Miopia não tem cura, mas é possível fazer um tratamento para corrigir a visão do paciente.
- Óculos ou lentes de contato
As lentes para correção de Miopia são do tipo negativas ou divergentes (côncavas). Quanto maior o grau de Miopia, mais espessa é a lente.
- Lentes de contato também são uma saída para corrigir a Miopia.
Cirurgia de Miopia
A maior parte das cirurgias refrativas é realizada em pacientes míopes, mesmo em casos associados ao Astigmatismo. A cirurgia é 100% a laser e os equipamentos usados pelo Ocular são: Pentacam, Laser de Femtosegundo e o Excimer Laser.
A Cirurgia Refrativa a Laser é realizada com duas técnicas diferentes: a Lasik, mais comum, e a PRK, quando a córnea do paciente é mais fina.
Agende uma consulta com seu oftalmologista em Conselheiro Lafaiete e faça os exames refrativos. São seguros e indolores.