cirurgia-de-pterigio-ocular-clinica

O termo Cirurgia de Pterígio não costuma ser muito comum de se ouvir. Primeiro, precisamos saber o que é pterígio. Estamos falando de um tipo de tecido conjuntivo que cresce por cima da córnea e segue em direção à pupila. Sendo assim, se não houver tratamento, a película crescerá ao ponto de comprometer a visão do paciente.

No início, o pterígio é pequeno e só é possível identificar alguns pequenos vasos sanguíneos próximos à região da córnea. Com o passar do tempo, esse tecido fica mais grosso e os vasos mais espessos. O pterígio segue avançando sobre a córnea e quando chega perto da pupila é o momento em que começa a afetar a visão.

Essa evolução pode levar meses ou até anos para chegar à pupila. É exatamente por isso que você deve sempre visitar o oftalmologista em Conselheiro Lafaiete para tratar o quanto antes qualquer problema ocular.

O que causa o pterígio?

A prolongada exposição à luz solar é um dos principais fatores para o desenvolvimento do problema. Por isso, o pterígio é bastante comum em pessoas que trabalham no campo. Porém, o fator genético também pode influenciar. Por exemplo, existem pessoas que moram em locais frios ou passam a maior parte do tempo em casa e ainda assim podem precisar na Cirurgia de Pterígio em algum momento.

Quais os principais sinais e sintomas?

É comum que pacientes com pterígio percebam o globo ocular mais avermelhado, especialmente nos cantos, com mais frequência no canto próximo ao nariz. Além disso, a sensação de ardência, fotofobia (sensibilidade à luz) e a sensação de areia nos olhos também é comum.

Qual é a forma de tratamento do Pterígio?

O tratamento dependerá do estágio da patologia. Sendo diagnosticado com antecedência, o pterígio pode ser tratado com o uso de medicações tópicas como pomadas e colírios. Eles conseguem aliviar os principais sinais e sintomas da doença.

O tratamento mais comum e indicado nesses casos é a intervenção cirúrgica. A Cirurgia de Pterígio é bem simples de ser feita e rápida, levando cerca de 40 minutos para ser concluída.

Como é realizada a Cirurgia de Pterígio?

A Cirurgia de Pterígio é realizada para a remoção desse tecido vascular que se formou acima da córnea. Essa remoção é feita por meio de um transplante conjuntival. A anestesia será aplicada abaixo da conjuntiva e assim, o pterígio pode ser cuidadosamente removido.

Esse tipo de tratamento só é indicado para os casos nos quais os tratamentos mais conservadores não trouxeram resultados, a visão está comprometida e atrapalhando as atividades diárias do paciente e também se esteticamente prejudica o bem-estar do indivíduo. Para que a cirurgia seja realizada, é recomendado que o paciente leve um acompanhante maior de 18 anos.

Em alguns casos, o especialista em pterígio pode realizar um enxerto conjuntival ou amniótico. Esse procedimento ajuda a reduzir a taxa de pterígio recidivado (entre 5 e 10%), ou seja, que o problema venha a se desenvolver. Quando essa etapa do procedimento não é realizada, a taxa fica em torno de 30%.

Quais os cuidados no pós-cirúrgico?

O pós operatório da Cirurgia de Pterígio não é doloroso, mas você precisa seguir todas as recomendações médicas, principalmente a ingestão de medicamentos e o uso de colírios, apenas dos prescritos pelo oftalmologista Dr. Carlos Flister. Outro ponto importante é continuar com o acompanhamento médico por, pelo menos, 12 meses.

O repouso exigido nesses casos é curto, portanto, não é necessário se preocupar com o trabalho ou tarefas relacionadas. Também é necessário usar, logo após a cirurgia, um oclusor no olho operado por 48 horas para evitar possíveis infecções.

Há riscos na cirurgia?

Todo procedimento cirúrgico apresenta riscos e essa questão não é diferente na Cirurgia de Pterígio. Porém, para reduzi-los é importante buscar por profissionais devidamente capacitados e que possam oferecer uma estrutura adequada para qualquer imprevisto durante o procedimento.

É muito importante estar em mãos confiáveis. Por isso, busque informações de amigos, conhecidos e parentes e marque a sua consulta.

A Clínica Ocular em Conselheiro Lafaiete tem à frente o especialista em pterígio, Dr. Carlos Flister, que atua em oftalmologia a mais de 15 anos. A clínica segue todos os padrões estabelecidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e um centro cirúrgico completo para sua maior segurança.

Você tem dúvidas sobre Cirurgia de Pterígio? Acesse a área de atendimento ou ligue (31) 3721-2393
Diretor Técnico: Dr. Carlos Eduardo Ribeiro Flister CRM/MG - 29.058

Rua Vereador Juca Pena, 65 sala 301 - Centro . Conselheiro Lafaiete

Telefones e Whatsapp de Atendimento

(31) 3721-2393 / (31) 99750-9457

Email de Contato

contato@ocularolhos.com.br

Horários de Funcionamento

De segunda à sexta, de 8h às 18h