cirurgia-de-calazio-ocular-clinica

Você já ouviu falar em calázio? Trata-se de uma lesão que se desenvolve na região da pálpebra  e pode ser facilmente confundida com o terçol por muitas pessoas. A diferença principal entre essas duas condições é que o calázio não surge por conta de um processo infeccioso.

O calázio é um tipo de cisto ou nódulo que mede entre 2 e 8 mm. Em seu interior podemos encontrar uma espécie de líquido que deixa a aparência externa do calázio como a forma de um caroço ou inchaço na pálpebra, tanto na inferior, quanto na superior. Uma das formas de tratamento é a cirurgia de calázio.

Quer conhecer um pouco mais sobre essa patologia e como a cirurgia consegue resolvê-la? Então, continue com a leitura.

Quais as causas do calázio?

Qualquer situação na qual a gordura fabricada pelas glândulas de Meibomio não conseguem ser drenadas podem causar o calázio. Quando há algum tipo de bloqueio, essa gordura se acumula formando uma espécie de caroço com um fluido interno. Em algumas pessoas, a secreção que sai da glândula é mais espessa e, por isso, elas têm mais chances de desenvolver o problema.

Outra causa do calázio é a blefarite, uma inflamação que ocorre na borda das pálpebras e que provoca dor e ardência nos olhos.

Algumas patologias próprias da pele também podem vir a provocar o calázio. Por exemplo, o eczema e a acne rosácea e até mesmo o cancro na pele podem causar o problema.

Quais as formas de tratamento do calázio?

Se você sentir maior sensibilidade à luz (fotofobia), visão turva, presença de nódulos na pálpebra ou mesmo redução da abertura da pálpebra, vá ao oftalmologista. Só assim você poderá descobrir se o seu caso é ou não o calázio e as formas de tratamento.

Há, basicamente, duas formas de tratamento: a cirurgia de calázio e tratamentos não invasivos como o uso de pomada ou colírio anti-inflamatório. Algumas pessoas apresentam calázio de maneira recorrente. Nesses casos, o oftalmologista especialista em calázio pode receitar a tetraciclina oral em uma dose baixa. Essa medicação consegue melhorar o funcionamento das glândulas de Meibomio.

Porém, antes de decidir qual é o tratamento mais indicado para o paciente, é preciso levar alguns fatores em consideração. Por exemplo, há quanto tempo o paciente está com problema, se foram realizados outros tratamentos que não manifestaram resultado, a idade do paciente e também se ele está se sentindo afetado esteticamente, prejudicando a sua autoestima.

Como é realizada a cirurgia de calázio?

Esse é, normalmente, o último recurso utilizado. Se o uso de medicações orais e tópicas não resolverem o problema, a cirurgia é a única solução.

Assim, a intervenção cirúrgica consiste em remover o calázio, um procedimento rápido que dura, em média, de 5 a 10 minutos. Um ponto bastante positivo, principalmente por questões estéticas é que a cicatriz deixada pela cirurgia fica interna.

Como é o pós-operatório?

O paciente que passou por uma cirurgia de calázio se recupera rapidamente, tanto é que que ele pode retornar às suas atividades normais no dia seguinte. É claro que é necessário seguir as recomendações do oftalmologista de Conselheiro Lafaiete, especialmente para reduzir o risco de infecção. A região ficará inchada por alguns dias por causa do edema o que é perfeitamente normal.

Por que procurar um bom especialista?

Infelizmente, temos o péssimo hábito de colocar a nossa saúde para depois. Quando buscamos um médico é porque a situação já se encontra crítica, causando dor, desconforto e constrangimento.

Para resolver o problema de uma vez por todas e garantir uma qualidade de vida melhor, precisamos buscar a ajuda de um especialista na área. Sendo assim, pesquise na internet, pergunte ao familiares e amigos, investigue sobre a reputação da clínica e do médico, veja se o oftalmologista tem realmente o título de especialistas e assim por diante.

Quer saber como realizar a cirurgia de calázio em Conselheiro Lafaiete? Então, entre em contato com a clínica Ocular do especialista Dr. Carlos Flister e tire todas as suas dúvidas sobre o procedimento!

Você tem dúvidas sobre Cirurgia de Calázio? Acesse a área de atendimento ou ligue (31) 3721-2393
Diretor Técnico: Dr. Carlos Eduardo Ribeiro Flister CRM/MG - 29.058

Rua Vereador Juca Pena, 65 sala 301 - Centro . Conselheiro Lafaiete

Telefones e Whatsapp de Atendimento

(31) 3721-2393 / (31) 99750-9457

Email de Contato

contato@ocularolhos.com.br

Horários de Funcionamento

De segunda à sexta, de 8h às 18h