ceratocone-ocular-clinica

O ceratocone é uma doença progressiva e não inflamatória que afeta a córnea, provocando danos degenerativos às fibras de colágeno do tecido corneano. Por conta disso, a córnea fica mais fina, instável e aumenta gradativamente a sua curvatura.

Em estágios avançados do ceratocone, a córnea apresenta uma curvatura tão grande que a deixa em formato de cone – pontuda e saltada para fora.

O ceratocone é uma doença que não tem cura, mas que pode ser controlada, devolvendo a qualidade da visão ao paciente. Esta doença na córnea começa a se desenvolver geralmente na adolescência, a partir dos 15 anos de idade em média, e apresenta seu pico de evolução entre os 15 e 25 anos.

Entretanto, existem alguns casos de aparecimento e evolução precoces (antes dos 15 anos) e também casos de aparecimento e evolução tardia (após os 30 anos).

Causas do Ceratocone

A ciência ainda não conseguiu identificar a causa do ceratocone, mas se sabe que o desenvolvimento da doença está associado à carga genética. Por isso, a presença do ceratocone é mais comum em membros de uma mesma família, apesar de não ser uma herança genética obrigatória. Porém, sua evolução pode ser distinta entre os membros da família.

É conhecido também que alguns fatores externos atuam acelerando a progressão do ceratocone, como traumas repetitivos durante o hábito de coçar os olhos. Acredita-se também que a infecção por alguns vírus possa desencadear reações imunológicas capazes de estimular a progressão do ceratocone.

Você tem dúvidas sobre Ceratocone? Acesse a área de atendimento ou ligue para (31) 3721-2393
Diretor Técnico: Dr. Carlos Eduardo Ribeiro Flister CRM/MG - 29.058

Rua Vereador Juca Pena, 65 sala 301 - Centro . Conselheiro Lafaiete

Telefones e Whatsapp de Atendimento

(31) 3721-2393 / (31) 99750-9457

Email de Contato

contato@ocularolhos.com.br

Horários de Funcionamento

De segunda à sexta, de 8h às 18h