catarata-ocular-clinica

A catarata é uma das doenças oculares mais comuns em todo o mundo, sendo responsável por metade dos casos de perda de visão.

A doença é progressiva e não inflamatória, e sua principal característica é a opacificação (perda de transparência) do cristalino. O Cristalino é uma lente natural do olho, situada entre a córnea e a íris, que é responsável por levar os feixes luminosos até a retina, como parte do processo da visão.

A Catarata faz com que o cristalino fique tão opacificado que a luz não consegue chegar até a retina, levando à perda gradual da acuidade e de campo visual.

Nos casos mais avançados, a Catarata pode deixar o olho do paciente com um aspecto esbranquiçado e leitoso. Normalmente, nesta fase, a doença já está tão avançada que pode levar o paciente a perda da visão.

Na maioria dos casos, a catarata está associada ao processo natural de envelhecimento, sendo mais comum entre pessoas com idade mais avançada – particularmente acima dos 60 anos de idade.

Tipos de catarata:

Apesar de mais comum entre pessoas acima dos 60 anos de idade, a doença pode ser desenvolvida em outras faixas etárias.
A catarata  pode ser classificada em diversos tipos, dependendo do fator de gatilho para o seu desenvolvimento.

Catarata adquirida – a doença é chamada assim quando está relacionada com o avanço da idade (catarata senil), a metabólica (associada aos efeitos do diabetes), patológica (provocadas  por uveítes ou processos inflamatórios), medicamentosa (associada ao uso constante de medicamentos corticóides).

Catarata congênita (catarata infantil) – a doença está associada a infecções durante a gestação e pode ser identificada em recém nascidos ou crianças até 1 ano de idade. O sinal mais comum a ser notado é o aspecto esbranquiçado do luar róseo da pupila.

Você tem dúvidas sobre Catarata? Acesse a área de atendimento ou ligue para (31) 3721-2393
Diretor Técnico: Dr. Carlos Eduardo Ribeiro Flister CRM/MG - 29.058

Rua Vereador Juca Pena, 65 sala 301 - Centro . Conselheiro Lafaiete

Telefones e Whatsapp de Atendimento

(31) 3721-2393 / (31) 99750-9457

Email de Contato

contato@ocularolhos.com.br

Horários de Funcionamento

De segunda à sexta, de 8h às 18h