É muito difícil, sem acompanhamento médico, evitar a catarata e nós contamos o motivo: ela atinge uma a cada cinco pessoas com mais de 65 anos e mais: metade da população brasileira com 75 anos sofre com essa doença ocular. Talvez por ser pauta relevante na mídia, uma vez que tem todo esse impacto na população idosa, ouve-se muito falar a respeito da cirurgia, o que pode fazê-lo pensar: Catarata nos olhos quando operar?
Mas, primeiro, vamos saber o que é catarata?
Tudo acontece na lente ocular chamada de cristalino, responsável por dar o foco às imagens que enxergamos. Ao nascer, ela é completamente transparente, porém, ao passar do tempo, especialmente, a partir dos 40 anos, a lente vai ficando opaca e, como primeiro sinal, gera a presbiopia, também conhecida por vista cansada. Ao continuar avançado, chega-se ao ponto em que o cristalino perde toda sua transparência e o paciente passa a sofrer com a cegueira total, aí sim o paciente pode-se perguntar: Catarata nos olhos quando operar?
Catarata Sintomas
Há pouco, já citamos dois sintomas: vista cansada (presbiopia), dificuldade para enxergar e cegueira. Além deles, podemos indicar: sensibilidade à luz, visão dupla (diplopia) e visão nebulosa. Também existem alguns fatores de risco já classificados pela medicina como maneiras de potencializar o aparecimento da doença: diabetes, exposição intensa à luz solar, histórico de enfermidades infecciosas no olhos. Se você se identifica com um ou mais sintomas da catarata, procure já um especialista em catarata e investigue com esse profissional os indícios da doença em seu cristalino.
Esses sintomas se manifestam em todos os tipos de classificação da catarata. Conheça um pouco delas:
- Catarata senil: é a que mencionamos especialmente neste artigo. É quando atinge pessoas a partir dos 60 anos, devido ao desgaste do cristalino;
- Catarata congênita: manifesta-se desde o nascimento, possivelmente pelo contato da mãe, durante a gravidez, com rubéola, sífilis ou toxoplasmose;
- Catarata traumática: resultado de um trauma na região dos olhos, que pode levar ao desenvolvimento da doença;
- Catarata medicamentosa: devido ao uso de remédios com corticoide.
Principais exames de catarata
Um oftalmologista da catarata saberá exatamente, de acordo com os sintomas e sua idade, o exame ideal para um diagnóstico preciso e seguro. Abaixo, informamos as principais tecnologias à disposição da oftalmologia para detectar a catarata nos olhos:
- Oftalmoscopia;
- Mapeamento de retina;
- Microscopia Especular da Córnea.
Como fazer para tratar a catarata agora?
Para começar, é preciso saber que a catarata tem tratamento e é o cirúrgico. Vamos esclarecer algumas dúvidas sobre esse procedimento e saber Catarata nos olhos quando operar.
A cirurgia de catarata é um dos grandes avanços da área da oftalmologia, a intervenção é muito rápida: dura de 15 a 20 minutos, não tem pontos e a anestesia é tópica, ou seja, sem injeção.
Pré-operatório de catarata
Alguns exames, como de praxe antes de intervenções cirúrgicas, são solicitados. É imprescindível que a pressão arterial esteja controlada, sem esse equilíbrio, não é possível realizar o procedimento. O jejum também é pedido.
Cirurgia de catarata riscos
Como dito anteriormente, devido aos avanços, quando se trata da cirurgia de catarata, os riscos, ao se submeter à operação, são ínfimos – uma vez que é realizada com equipamentos de última geração, e profissional especializado. Então não sinta medo da Catarata nos olhos quando operar.
Cirurgia de catarata repouso
Recomenda-se o repouso, evitando, especialmente, carregar peso e praticar atividades físicas. Após a orientação do médico, será possível retomar as atividades corriqueiras do paciente.
Por fim, como é feita a cirurgia de catarata?
De forma bastante simplista, a cirurgia baseia-se em retirar o cristalino afetado pela catarata e substituí-lo por uma lente artificial, que devolverá a visão de qualidade ao paciente.
Como agendar sua consulta?
Nada de parar a rotina e aguardar um atendimento telefônico demorado, agende sua consulta via WhatsApp: (31) 99750-9457. E o melhor: sua consulta acontecerá bem perto de você, na Ocular – Clínica de Olhos em Conselheiro Lafaiete, um centro oftalmológico completo e moderno, que tem quase cinco anos de existência e oferece oftalmologista em Conselheiro Lafaiete especialista em catarata, o diretor da clínica, o Dr. Carlos Eduardo Ribeiro Flister. Conheça um pouco mais sobre ele:
- Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais;
- Residência médica em Oftalmologia na Clínica de Olhos da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte em Minas Gerais;
- Fellow de Catarata da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP; de Uveite /Aids da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP; de Retina do Hospital das Clínicas de Minas Gerais;
- Membro Titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, da Sociedade Brasileira de Catarata e implantes Intra-Oculares, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa e da Sociedade Brasileira de lentes de Contato, Córnea e Refratometria.
O que falta para agendar sua consulta agora?
Talvez esta dúvida esteja impedindo o seu contato: “quanto custa uma cirurgia de catarata?”.
Seguindo o código de ética da medicina, o preço da cirurgia de catarata só é apresentado para o paciente durante consulta médica, mas, pensando no bem-estar dos nossos pacientes, a Ocular oferece preços acessíveis e justos! E temos uma notícia ainda melhor: temos convênio com os principais planos de saúde do país.
Conheça quais são:
- AISPEMG;
- Amil;
- Cemig;
- Copass – Saúde;
- Lafpax;
- Premium Saúde;
- Promed – Assistência Médica;
- Usisaúde;
- Saúde Caixa;
- Unimed.
Se optar por convênio ou atendimento particular, esclareça suas dúvidas sobre “catarata nos olhos quando operar” e aproveite toda a expertise dos oftalmologistas da Ocular, sua clínica de olhos em Conselheiro Lafaiete. Envie sua mensagem, via WhatsApp, agora: (31) 99750-9457.