O astigmatismo é uma pequena imperfeição dos olhos, que faz com que o paciente apresente visão imperfeita, tanto para perto quanto para longe. É bastante comum que o astigmatismo se desenvolva junto a outras anomalias visuais como a miopia, a hipermetropia ou a presbiopia (vista cansada).
O desenvolvimento do astigmatismo está associado à curvatura da córnea. Uma córnea saudável é arredondada e com curvatura leve, enquanto no astigmatismo é ovalada e com maior curvatura. Por causa disto, os raios de luz não chegam ao mesmo ponto na retina, provocando a visão distorcida. Tal como ocorre com os demais erros de refração, o astigmatismo pode estar relacionado a uma herança genética, porém a causa ainda é desconhecida.
Visão com Astigmatismo
O astigmata confunde os símbolos próximos, como o H, o M, o N, o 8 e o 0. Combinado com a miopia ou a hipermetropia, o astigmatismo pode provocar fadiga ocular, dor de cabeça, ardor e olho vermelho.
Tratamento de Astigmatismo
O Astigmatismo, assim como acontece com a Miopia e com a Hipermetropia, pode ser tratado com uso de óculos de grau, lentes de contato ou Cirurgia Refrativa Personalizada 100% a Laser.
Porém, a decisão sobre o melhor tipo de tratamento para os casos de Astigmatismo depende de algumas considerações conjuntas entre oftalmologista e paciente, que devem envolver a saúde ocular, status refrativo e estilo de vida do paciente.
Geralmente, os óculos de correção são a opção mais simples.
O Astigmatismo Irregular pode ser fator de gatilho para o desenvolvimento do Ceratocone, e precisa de acompanhamento médico constante e pode ser contra indicação para o procedimento refrativo cirúrgico .
Nos casos do tratamento cirurgico do Astigmatismo, é comum que se faça a Cirurgia refrativa LASIK 100% a Laser, mas ela só é indicada para fazer a correção do Astigmatismo de até 4 graus e como parte de um procedimento combinado para tratar casos de miopia + astigmatismo.